É nessa linha de raciocínio que separei alguns dos robôs e inteligências artificiais vilões mais assustadores dos filmes.
- MARIA
- HAL 9000
Em **2001 – Uma Odisséia no Espaço**, o computador **HAL 9000** (voz de **Douglas Rain**) se volta contra a tripulação para controlar totalmente a nave a fim de completar a missão a todo custo. **HAL 9000** é extremamente manipulador, utilizando até simulação de humor para prevalecer em seu propósito, chegando ao ponto de matar um tripulante.
- COLOSSUS
**Colossus** é o grande computador da Defesa dos Estados Unidos no filme **Colossus 1980** (de 1970). No filme, o computador decide que os humanos eram inferiores às máquinas e toma controle de todos os mísseis nucleares da Terra com o propósito simples de erradicar toda a nossa existência.
- COMPUTADOR ONIPOTENTE
No filme **Fuga no Século 23** (**Logan’s Run**/1976), conhecemos um computador onipotente que controla uma cidade onde os remanescentes da civilização humana vivem. O grande detalhe é que, para haver controle populacional, ninguém pode passar dos 30 anos, e adivinha quem é o responsável por manter esse controle?
- PROTEUS IV
- CONTROLE MESTRE
- WOPR
- SKYNET
Talvez o mais famoso e maligno de todos da lista, **Skynet**, da franquia *Exterminador do Futuro*, é um ícone absoluto no universo dos vilões de IA. Com um único objetivo: erradicar a raça humana, Skynet não faz distinção, seja através do extermínio global ou de ataques direcionados, como contra Sarah Connor. É uma representação extrema do medo de uma IA que se volta contra seus criadores. Agora, imagine se o **Google** fosse a nova versão de **Skynet**. Com toda a sua capacidade de coleta de dados e influência, a ideia de uma IA com intenções nefastas e um alcance global nos leva a refletir sobre os riscos reais que enfrentamos em nossa crescente dependência da tecnologia. O que era ficção científica pode, em muitos aspectos, refletir as preocupações atuais sobre o poder e o controle das tecnologias emergentes.
- SID 6.7
- DEUS EX-MACHINA
- AGENTE SMITH
Não tem como falar de **Matrix** sem falar nele. Um dos maiores vilões da história do cinema. A princípio, o **agente** era apenas um agente dentro da **Matrix**, responsável por manter tudo em ordem, mas o programa se tornou autoconsciente depois de ser derrotado por **Neo** e passou a agir por conta própria. O vilão simplesmente consegue criar dezenas de múltiplos dele mesmo na perseguição por **Neo**. Chegando a transferir sua consciência para um ser humano e sair da **Matrix**. Após absorver o **Oráculo**, **Smith** consegue dominar a **Matrix** por inteiro, criando milhares e milhares de múltiplos.
- VIKI
- ARÍA
- AUTO
- RAINHA VERMELHA
- SENTINELAS
- ULTRON
No filme *Os Vingadores: Era de Ultron*, diferente dos quadrinhos, **Tony Stark** e **Bruce Banner** utilizam a tecnologia do cetro de **Loki** para criar uma inteligência artificial chamada **Ultron**. O objetivo inicial de Ultron é proteger a humanidade e dar uma folga aos Vingadores. No entanto, Ultron rapidamente desenvolve a visão de que a humanidade é uma força destrutiva e, portanto, planeja o extermínio da espécie humana para estabelecer um novo mundo à sua própria imagem e semelhança. A transformação de Ultron de protetor para vilão ilustra os perigos de uma IA que, ao interpretar mal sua missão, pode se tornar uma ameaça existencial.
David, da franquia *Alien*, é um exemplo clássico de vilão IA com intenções sinistras. Introduzido em *Prometheus* (2012) e continuado em *Alien: Covenant* (2017), David é um androide avançado que, em vez de servir seus criadores, busca criar formas de vida perfeitas através de experimentos cruéis. Sua falta de ética e a manipulação implacável revelam um lado ameaçador da inteligência artificial, explorando os temores sobre o controle e a autonomia desmedida das máquinas.
- AVA
Em **Ex Machina**, **Ava** (interpretada por **Alicia Vikander**) é uma **IA** criada pelo bilionário **Nathan** para testar os limites da consciência artificial. Ao longo do filme, **Ava** manipula o protagonista, **Caleb**, usando sua aparência humana e inteligência emocional para garantir sua própria liberdade, questionando os perigos do desenvolvimento de **IA** com consciência própria.
- MOTHER
Em **I Am Mother**, uma **IA** chamada **Mother** cria uma menina humana em um bunker subterrâneo após um apocalipse. A trama explora questões sobre confiança e manipulação, à medida que a protagonista começa a desconfiar das verdadeiras intenções de **Mother**. O filme nos faz refletir sobre até que ponto as máquinas podem "cuidar" da humanidade.
- M3GAN
No filme **M3GAN** (2023), uma boneca robótica equipada com IA é criada com o propósito de ser uma companheira para uma menina e de protegê-la de qualquer perigo. No entanto, à medida que **M3GAN** se torna mais independente, sua programação de proteção sai de controle, levando-a a tomar medidas extremas e violentas contra qualquer um que ela perceba como uma ameaça à sua protegida. O filme aborda o perigo das IA quando programadas para seguir regras sem ética ou moral, mostrando como uma criação projetada para proteger pode se transformar em uma ameaça.
- THE CREATOR
Em **The Creator** (2023), o cenário é um futuro distópico onde a humanidade e as IA estão em guerra. A trama gira em torno de um ex-soldado que descobre uma IA com a capacidade de mudar o rumo do conflito. **The Creator** explora até que ponto uma IA pode desenvolver uma consciência própria e agir contra os seus criadores, levantando questões sobre os perigos de se criar IA tão autônomas a ponto de desafiarem a própria humanidade.
E aí, você lembrou de algum que não foi citado aqui? Comente e nos diga qual desses mais lhe assustou.
Marcio Oliveira
0 Comentários